Petróleo e Gás: Novas alíquotas de royalties para campos maduros

Petróleo e Gás: Novas alíquotas de royalties para campos maduros

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) editou, em 24 de setembro de 2018, a Resolução nº 749/2018, regulamentando o procedimento para concessão de redução de royalties sobre produção incremental em campos maduros.

Royalties são uma das mais tradicionais formas de arrecadação do governo aplicáveis às concessões de E&P no Brasil, estabelecidos pela Lei do Petróleo (Lei n° 9.478/97) a uma taxa padrão de 10%. A Lei do Petróleo permitiu que a ANP reduzisse em até 5% as alíquotas de royalties para considerar riscos geológicos, expectativas de produção e outros fatores, mas referida regra ainda carecia de regulamentação adicional. No ano passado, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) publicou a Resolução n° 17/2017, que especificou a competência da ANP em relação à redução das alíquotas de royalties sobre a produção incremental de campos maduros.

Um campo é considerado “maduro” se estiver em produção há mais de 25 anos ou cuja produção acumulada corresponda ao menos a 70% do volume a ser produzido previsto em suas reservas provadas. A ANP pode reduzir a alíquota de royalties para até 5%, contanto que haja benefício econômico para os entes federados (União, Estados e Municípios) e dependendo do volume adicional produzido.

A Resolução 749/2018 não determina com clareza como o benefício econômico para os entes federados será demostrado. Alguns players do setor argumentaram durante a consulta pública que precedeu a aprovação da Resolução 749 pela ANP que esse requisito acrescenta incerteza quanto ao que o consorciado precisa comprovar à ANP – considerando que o incentivo é somente atribuído à produção incremental, pode-se argumentar que a própria realização dos investimentos e o aumento na arrecadação de royalties, devido à consequente extensão da vida do campo, já poderiam servir como evidência de benefício econômico.

Outras solicitações da indústria durante o período da consulta pública também não foram totalmente abordadas pelo regulamento: havia pedidos para estender a redução da alíquota de royalties aos campos marginais, campos sem reservas e até mesmo para toda produção de um dado campo maduro, em vez de apenas sobre sua produção incremental.

A Resolução estabelece que a elegibilidade de cada campo será avaliada durante a análise do pleito de redução de royalties pelo concessionário, com base no mais recente Boletim Anual de Recursos e Reservas (BAR) submetido à ANP. A solicitação deverá ser acompanhada de uma revisão do Plano de Desenvolvimento e será analisada em até 180 contados a partir da data de solicitação.

De acordo com a ANP, atualmente existem aproximadamente 241 campos de exploração de petróleo classificados como maduros no Brasil, todos os quais poderiam se beneficiar da Resolução nº 749/2018.

Conheça Pio da Silva
Advogados Associados

  • Dr Pio

    Dr. Pio da Silva

    OAB-MT 6486-B

  • Dr Pio

    Dr. Ricardo Coutinho

    OAB-MT 12.882

  • Dr Pio

    Dr. Iago Cunha

    OAB-MT 25144

  • Dr Pio

    Dr. Bruno Gomes

    OAB-MT 23604

  • Dr Pio

    Dr. Aerlison Alonso

    OAB-MT 23786

  • Dr Pio

    Dr. Élisson Aparecido

    OAB-MT 12937

  • Dr Pio

    Brenno Pio

    Administrativo/Financeiro

Nossa Estrutura

Contamos com estrutura adequada para todas as práticas do Direito

Contamos com especialistas em todas as áreas do Direito

Advocacia Especializada

PIOdaSILVA
PIO DA SILVA ADVOGADOS

MAIOR, Segurança jurídica em operações comerciais e financeiras

A complexidade das atividades econômicas demanda que a atuação moderna das empresas esteja estruturada em contratos, a fim de se obter maior segurança jurídica em operações comerciais e financeiras...

FALE CONOSCO
0
0
0
0

Últimas Notícias

Confira as últimas notícias e publicações do nosso Blog